 Hoje em dia as empresas recorrem às chamadas figuras públicas ou até a artistas famosos para a promoção de produtos. Exemplo disso é o caso de sucesso obtido pela Nexpresso em que participou na publicidade George Clooney. O êxito de vendas levou á criação de novos spots publicitários, com histórias diferentes, mas em que se mantinha a imagem de marca, transmitida pelo famoso actor.
 Hoje em dia as empresas recorrem às chamadas figuras públicas ou até a artistas famosos para a promoção de produtos. Exemplo disso é o caso de sucesso obtido pela Nexpresso em que participou na publicidade George Clooney. O êxito de vendas levou á criação de novos spots publicitários, com histórias diferentes, mas em que se mantinha a imagem de marca, transmitida pelo famoso actor. Já anteriormente a Lux tinha obtido um grande sucesso ao utilizar, na sua divulgação, várias estrelas de cinema e frase comum: «Nove em cada dez estrelas de cinema usam LUX». Havia aqui uma mensagem subliminar de que, se as mulheres mais bonitas o usavam, a mulher comum ao usá-lo se podia tornar mais bela.
 A sua representação em boneco de plástico é extremamente rara. Penso tratar-se de um boneco em celulóide, um termoplástico que foi muito usado em brinquedos, até aos anos 50. A sua fragilidade fez com que muitos desses objectos não chegassem aos nossos dias em boas condições. Este que consegui tem, como podem ver, fracturas na cabeça e faltam-lhe as extremidades dos pés. Mas provavelmente não vou encontrar outro, pelo que não hesitei em adquiri-lo.
A sua representação em boneco de plástico é extremamente rara. Penso tratar-se de um boneco em celulóide, um termoplástico que foi muito usado em brinquedos, até aos anos 50. A sua fragilidade fez com que muitos desses objectos não chegassem aos nossos dias em boas condições. Este que consegui tem, como podem ver, fracturas na cabeça e faltam-lhe as extremidades dos pés. Mas provavelmente não vou encontrar outro, pelo que não hesitei em adquiri-lo. 
A imagem do menino Toddy, de autoria desconhecida, não resistiu ao tempo. Após a aquisição pela Pepsico, em 2003, a marca decidiu apostar numa nova imagem publicitária e passou a usar uma vaca estilizada como mascote.
Nos anos 80, o produto apresentado em bebida líquida levou à criação de um novo ícone publicitário: o Toddynho, criado pela empresa Mc-Cann-Erickson, para o mercado brasileiro.
Hoje o menino da Toddy só se cruza connosco em momentos raros, como este.
 

 Este último comboio, o Royal Train, foi feito para comemorar o Jubileu de Diamante da rainha Vitória. Esta era uma grande entusiasta dos comboios e foi a primeira monarca reinante a andar de comboio, logo em 1842.
 Este último comboio, o Royal Train, foi feito para comemorar o Jubileu de Diamante da rainha Vitória. Esta era uma grande entusiasta dos comboios e foi a primeira monarca reinante a andar de comboio, logo em 1842. Temos sempre mais dificuldade em conhecer pormenores da história do quotidiano do nosso país, do que dos outros. Apesar de haver tantos apreciadores de comboios em Portugal não consegui descobrir quando apareceu o primeiro vagão-restaurante ou quando começaram a circular comboios com cozinha. Parece-me lógico que tenha sido em 1887, data em que se deu a inauguração do SUD Express Lisboa/Paris, que era um comboio de luxo com carruagens cama e restaurante.
Temos sempre mais dificuldade em conhecer pormenores da história do quotidiano do nosso país, do que dos outros. Apesar de haver tantos apreciadores de comboios em Portugal não consegui descobrir quando apareceu o primeiro vagão-restaurante ou quando começaram a circular comboios com cozinha. Parece-me lógico que tenha sido em 1887, data em que se deu a inauguração do SUD Express Lisboa/Paris, que era um comboio de luxo com carruagens cama e restaurante. A partir dos anos sessenta do século XX, começaram a surgir as carruagens bar, versão mais simplificada das carruagens restaurante.
 A partir dos anos sessenta do século XX, começaram a surgir as carruagens bar, versão mais simplificada das carruagens restaurante.  

 Tudo isto nos parece muito moderno para época, mas na realidade já em 1865 tinha surgido um outro extracto de carne da marca Liebig. E se recuarmos ainda mais, podemos constatar que, nos nossos registos da Casa Real, no século XVIII, havia referências ao «molho de jus».
 Tudo isto nos parece muito moderno para época, mas na realidade já em 1865 tinha surgido um outro extracto de carne da marca Liebig. E se recuarmos ainda mais, podemos constatar que, nos nossos registos da Casa Real, no século XVIII, havia referências ao «molho de jus». Em França, no século XVIII a palavra «restaurant» significava um caldo de carne concentrado. Era um termo médico, no sentido em que restaurava a saúde. Passou a ser vendido nas ruas, por vendedores ambulantes, que apregoavam o seu produto. Seria essa palavra que iria dar nome ao local externo ao domicílio onde hoje se servem refeições.
 Em França, no século XVIII a palavra «restaurant» significava um caldo de carne concentrado. Era um termo médico, no sentido em que restaurava a saúde. Passou a ser vendido nas ruas, por vendedores ambulantes, que apregoavam o seu produto. Seria essa palavra que iria dar nome ao local externo ao domicílio onde hoje se servem refeições. O Bovril foi sempre vendido em frascos de vidro de cor castanha, provavelmente para a luz não adulterar as qualidades do liquido. Os frascos aqui apresentados foram comercializados para o mercado português e eram inicialmente vendidos em farmácias. São garrafas do início do século XX com um corpo bojudo e gargalo alto e largo. Apresentam letras moldadas com as palavras «Bovril Limited» e a quantidade em onças, em ambas as faces.
 O Bovril foi sempre vendido em frascos de vidro de cor castanha, provavelmente para a luz não adulterar as qualidades do liquido. Os frascos aqui apresentados foram comercializados para o mercado português e eram inicialmente vendidos em farmácias. São garrafas do início do século XX com um corpo bojudo e gargalo alto e largo. Apresentam letras moldadas com as palavras «Bovril Limited» e a quantidade em onças, em ambas as faces. O meu primeiro contacto com o Brovil foi há mais de 20 anos. Visitei uma amiga minha francesa e em vez de me oferecer um chá, ofereceu-me Bovril. Foi um choque para mim e para as plantas de um vaso próximo, que devem ter ficado fortalecidas. O seu gosto não faz parte dos nossos hábitos e só posso recomendá-lo como experiência.
 O meu primeiro contacto com o Brovil foi há mais de 20 anos. Visitei uma amiga minha francesa e em vez de me oferecer um chá, ofereceu-me Bovril. Foi um choque para mim e para as plantas de um vaso próximo, que devem ter ficado fortalecidas. O seu gosto não faz parte dos nossos hábitos e só posso recomendá-lo como experiência.
 No Livro de horas de Margarida d'Orléans (c. 1430), existente na Biblioteca Nacional de França, no Departamento de Manuscritos, o que se observa na cartela superior é a imagem de um burguês à mesa. Sobre a toalha branca podem ver-se os alimentos essenciais nas refeições, nesta época e para este estrato social: o pão, o vinho, a carne e o sal.
No Livro de horas de Margarida d'Orléans (c. 1430), existente na Biblioteca Nacional de França, no Departamento de Manuscritos, o que se observa na cartela superior é a imagem de um burguês à mesa. Sobre a toalha branca podem ver-se os alimentos essenciais nas refeições, nesta época e para este estrato social: o pão, o vinho, a carne e o sal. No mais importante livro de horas, Les trés riches heures do Duque de Berry, o mês de Janeiro mostra-nos um banquete onde o próprio duque é servido pelos oficiais de sua casa. À sua frente pode observar-se o trinchante que lhe escolhe e corta as peças de carne, aliviando assim o seu senhor de uma função que lhe não competia.
 No mais importante livro de horas, Les trés riches heures do Duque de Berry, o mês de Janeiro mostra-nos um banquete onde o próprio duque é servido pelos oficiais de sua casa. À sua frente pode observar-se o trinchante que lhe escolhe e corta as peças de carne, aliviando assim o seu senhor de uma função que lhe não competia.  O meu fascínio por esta obra é enorme. Há uns anos, tive a satisfação de ver o original no Palácio de Chantilly, onde faz parte dos tesouros existentes na sua biblioteca.
 O meu fascínio por esta obra é enorme. Há uns anos, tive a satisfação de ver o original no Palácio de Chantilly, onde faz parte dos tesouros existentes na sua biblioteca. 

 Começou por ser uma revista dedicada ao nova-iorquinos sofisticados onde eram publicadas as distracções culturais e sociais da cidade de Nova Yorque. Posteriormente passou a ter uma dimensão mais global com artigos de literatura, politica, cinema e outros tópicos.
Começou por ser uma revista dedicada ao nova-iorquinos sofisticados onde eram publicadas as distracções culturais e sociais da cidade de Nova Yorque. Posteriormente passou a ter uma dimensão mais global com artigos de literatura, politica, cinema e outros tópicos. Apresento hoje as primeiras capas do lote escolhido e penso que não faltarão oportunidades para voltar a utilizar as revistas.
Apresento hoje as primeiras capas do lote escolhido e penso que não faltarão oportunidades para voltar a utilizar as revistas.
 De acordo com Diderot, Greuze era um moralista, que escondia as suas preocupações com a sexualidade. Uma outra obra sua «O pote quebrado» remete-nos para o mesmo tema.
De acordo com Diderot, Greuze era um moralista, que escondia as suas preocupações com a sexualidade. Uma outra obra sua «O pote quebrado» remete-nos para o mesmo tema. Os ovos partidos simbolizam a perda de virgindade. No lado direito da pintura uma criança tenta reconstruir um dos ovos, o que é interpretado como uma imagem da inocência. A figura da idosa não dá direito a dúvidas no que respeita à sua atitude agressiva para com o jovem, que se apresenta com ar culpabilizado.
Os ovos partidos simbolizam a perda de virgindade. No lado direito da pintura uma criança tenta reconstruir um dos ovos, o que é interpretado como uma imagem da inocência. A figura da idosa não dá direito a dúvidas no que respeita à sua atitude agressiva para com o jovem, que se apresenta com ar culpabilizado. No século anterior um outro pintor, Jan Steen, havia-nos dado uma imagem com a mesma simbologia: «O interior da Estalagem», também conhecido por «Ovos quebrados» (c.1665-70).
No século anterior um outro pintor, Jan Steen, havia-nos dado uma imagem com a mesma simbologia: «O interior da Estalagem», também conhecido por «Ovos quebrados» (c.1665-70). O quadro «Interior de Estalagem» encontra-se na National Gallery de Londres e mostra-nos uma cena de taberna, com vários pormenores com referências eróticas como o cabo do cachimbo, a forma como o cliente pega na saia da estalajadeira feminina, as conchas de marisco no chão e, por fim, os ovos partidos.
 O quadro «Interior de Estalagem» encontra-se na National Gallery de Londres e mostra-nos uma cena de taberna, com vários pormenores com referências eróticas como o cabo do cachimbo, a forma como o cliente pega na saia da estalajadeira feminina, as conchas de marisco no chão e, por fim, os ovos partidos.
 É a antítese do cozinheiro  chefe e identifica-se nesse papel. Nos seus programas apresenta-se como uma dona-de-casa, uma espécie hoje em vias de extinção.
 É a antítese do cozinheiro  chefe e identifica-se nesse papel. Nos seus programas apresenta-se como uma dona-de-casa, uma espécie hoje em vias de extinção. Com o tempo fui-a adoptando e hoje vejo com interesse os seus programas, procurando sempre aprender alguma coisa.
Com o tempo fui-a adoptando e hoje vejo com interesse os seus programas, procurando sempre aprender alguma coisa. 
  Eu, que adoro saladas de frutas com diferentes misturas, já elegi, nesta época, a romã com fazendo parte dos seus elementos. Fica óptima.
Eu, que adoro saladas de frutas com diferentes misturas, já elegi, nesta época, a romã com fazendo parte dos seus elementos. Fica óptima. A resposta correcta foi dada pelo Carlos Garcia, que foi o primeiro a acertar.
 A resposta correcta foi dada pelo Carlos Garcia, que foi o primeiro a acertar. É que este objecto tem 14 com de comprimento, demasiadamente pequeno para cataplana, mas muito grande para quebra-nozes. Pessoalmente é o primeiro que vejo com estas dimensões.
É que este objecto tem 14 com de comprimento, demasiadamente pequeno para cataplana, mas muito grande para quebra-nozes. Pessoalmente é o primeiro que vejo com estas dimensões. Este último modelo que têm também uma câmara com o feitio de uma noz, mais pequena que o apresentado como objecto mistério, tem depois uma pega o que torna mais prático. Tem a vantagem de manter no seu interior a casca, e além disso, só permite uma determinada força, não esmagando tanto a noz como nos modelos de alicate.
Este último modelo que têm também uma câmara com o feitio de uma noz, mais pequena que o apresentado como objecto mistério, tem depois uma pega o que torna mais prático. Tem a vantagem de manter no seu interior a casca, e além disso, só permite uma determinada força, não esmagando tanto a noz como nos modelos de alicate. 
 Para já é o meu preferido. Nem a última criação de design, um objecto criado por Bruno Christensen, para a empresa escandinava Menu, feito de borracha e aço, que não experimentei, me parece tão eficaz.
 Para já é o meu preferido. Nem a última criação de design, um objecto criado por Bruno Christensen, para a empresa escandinava Menu, feito de borracha e aço, que não experimentei, me parece tão eficaz. 
