quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Um poema de João de Deus dedicado a Bulhão Pato

 

Estive a organizar jornais antigos e a seleccionar os primeiros números de periódicos que, muitas vezes, não chegavam a ter números seguintes. 

No século XIX os títulos eram imensos, muitas vezes com vida curta e pequeno número de edições, mas são muito interessantes.

Neste jornal, intitulado Jornal para Todos, publicado a 1 de Julho de 1898, João de Deus, na rubrica “Lyra D’Ouro”, dirigia-se a Bulhão Pato disponibilizando-se para partilhar um vinho que lhe fora oferecido. Enquanto escrevia descobre que afinal as garrafas já eram poucas. Tarde demais.

Quase a lembrar aquela história antiga: “Trazia-te um figo. Mal te vi comi-o”.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Convite: Lançamento de livro na Covilhã

 

Durante o Festival da Cherovia, de que sou confrade, irei apresentar o livro “Receitas particulares e Curiosas”, baseado em dois manuscritos de receitas, do século XIX, da região Norte.

Ao mesmo tempo farei uma pequena exposição de objectos relacionados com a cozinha e a mesa, que fazem parte do meu espólio e do sonho de um dia fazer um Museu. Apareçam!

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Uma caixa protectora

 

Os cadernos dedicados especificamente ao registo de receitas da época de 1960-1970, são hoje muito interessantes.

Tenho vários com receitas, mas a grande maioria encontra-se em branco ou apenas com meia dúzia de receitas registadas. Aquele ar arrumadinho para registo do que já se encontrava em cadernos antigos ou em papéis soltos, não resultou completamente.

Eu percebo isso bem. As agendas muito bonitas, cá em casa, também ficavam sem registos, sendo preferidas as mais práticas e que não davam pena “estragar”.

Hoje, nas arrumações, encontrei vários destes cadernos, que mostrarei proximamente, mas agora fico-me por esta, metida numa caixa de papelão e completamente nova. Nunca foi usada, como muitas outras. Perderam-se as receitas, mas ganhou-se um caderno com capa de plástico, impecável. Às vezes não se pode ter tudo.