A minha primeira ideia ao olhar para este utensílio foi de que se tratava de um escorredor para salgar peixe. Punha-se o peixe na grelha, cobria-se com sal e a água, que eventualmente saísse, escorria para a parte inferior.
Mas ao procurar a fábrica que produzia este objecto, guiando-me pela marca inscrita no alumínio, «Ferradura», percebi que o fim a que se destina é como escorredor de peixe frito.
Surpreendentemente é ainda hoje produzido pela Fábrica Mardouro, Metalurgica do Douro S.A., com instalações em Vila Nova de Gaia.
A firma iniciou a actividade como fabricante de loiça de alumínio em 1969 e a partir de 1983 começou a exportar a sua produção. Uma das suas marcas é precisamente a «Ferradura» que só foi registada em Julho de 1970. Estas datas permitem-me concluir que também me enganava se me perguntassem a década em que foi feito. Pensaria na década de 1950 e não me ocorreria que ainda hoje era feito. Por consequência se não acertaram não se preocupem, porque afinal não era tão fácil como parecia.
Nasci e vivi em Gaia até aos 18 anos. Na minha família todos têm um destes. Aliás, a minha mãe quando me vem visitar a Lisboa diz sempre que parece impossível eu não ter um escorredor de fritos. Por lá são muito facilmente encontrados à venda, até nos hipermercados.
ResponderEliminarJoana,
ResponderEliminarPara descobrir tinha que ser uma pessoa que já o tivesse usado porque não são nada conhecidos no resto do país. Um abraço
Ora, ora...
ResponderEliminarninguem usava isto para isto!
É uma bizantinice.
Apostamos que a Fab Mardouro faliu?
(A mãe da Joana é excepção)
(A Isabel Kiki não me liga pevas...)
(Tu és a senhora mais bonita do mundo)